Último treino classificatório do ano teve quebra de jejum, desde o Grande Prêmio da Alemanha que Lewis Hamilton não larga em primeiro.
No Q1 já foi possível ter um vislumbre do que aconteceria o treino todo. Começando pelo embate de Hamilton x Verstappen, até a falta de concentração de Sebastian Vettel, que em sua primeira abertura de volta já rodou em pista.
Alexander Albon foi auem abriu a rodada de registros neste último treino de sábado em Yas Marina.
Hamilton terminou na frente, com Valtteri Bottas em segundo, na zona de eliminação confirmada já a consagrada Williams, e junto a elas Giovinazzi, Raikkonen e Grosjean. Esse último caiu para decimo sexto depois de uma belissima volta de Lance Stroll.
Mais uma vez foi Albon quem abriu os giros, com Hamilton sempre a frente e a Ferrari fazendo 2-3 com Leclerc e Vettel, respectivamente.
Bottas demorou a entrar, mas logo estabeleceu a segunda melhor volta. Enquanto isso, Verstappen vinha fazendo registro incomuns e não passava da quinta posição.
Leclerc conseguiu, no segundo finais, melhorar seu tempo em relação ao hexacampeão e pulou para a primeira posição.
Magnussen, Kvyat, Gasly e a dupla da Racing Point foram os azarados da vez e não ficaram entre o dez.
Mesmo com o tempo de Leclerc no Q2, estava claro que quem poderia desafiar Hamilton na luta pela pole position só era Verstappen, já que Bottas larga em último após trocas feitas em sua Mercedes.
Contudo, enquanto o inglês fazia uma volta extremamente rápida, baixando para 34s pela primeira vez no final de semana, Verstappen não parecia se encontrar no carro, mesmo que em sua primeira tentativa tenha conseguido o segundo lugar.
Para piorar, na hora de voltar para a pista, o holandês perdeu muito ritmo no primeiro setor, e ficou apenas com a terceira posição, herda a segunda já que Bottas será punido.
A dupla da Ferrari fica com a já esperada 4-5 posição. A surpresa foi a Renault com seus dois pilotos largando entre os dez primeiros.
Hamilton por fim conseguiu o que tanto buscava, dono absoluto do recorde de pole position, o inglês não largava na primeira posição a nove corridas. E agora fecha o ano em grande estilo.
A corrida acontece neste domingo (01) às 10h, horário de Brasília.