Bottas vence nos Estado Unidos e com um segundo lugar Hamilton garante hexacampeonato

Foi de sorriso amarelo que Valtteri Bottas subiu no lugar mais alto do pódio, a vitória foi boa, mas o campeonato acabou.

O finlandês largou muito bem e manteve a ponta, em comparação a Ferrari foi muito mal com ambos seus pilotos, Lewis Hamilton conquistou duas posições, enquanto Max Verstappen pulava de terceiro para segundo lugar.

Quem se deu mal foi Alexander Albon, que se enroscou com Carlos Sainz e foi obrigado a parar no pitlane, ele retornou a pista na ultima posição.

Enquanto isso uma disputa se armava pela quarta posição entre Lando Norris, Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel.

Kimi Raikkonen fazia uma corrida espetacular, nas primeiras voltas ele registrava seis ultrapassagens. Vettel em contrapartida, não teve chances de recuperar as posições perdidas, o alemão se enroscou na lombada improvisada que a F1 colocou para a corrida e quebrou a suspensão do carro.

No meio da confusão, Ricciardo conseguia completar sua ultrapassagem sobre Norris.

Na volta 14, Hamilton chegava em Verstappen e esse preferiu entrar no box, calçando o composto duro para ir até o fim da corrida. A Mercedes reagiu e chamou o Bottas para sua troca, ele voltou a pista a frente do piloto da Red Bull Racing.

Hamilton e Leclerc se mantinham em pista com uma estratégia diferente, mas o finlandês registrava volta mais rápida atrás de volta mais rápida a caça do pentacampeão.

O monegasco parou voltas depois, mas com uma troca de pneus ruim voltou muito atrás dos três primeiros colocados. Em paralelo, Sergio Perez brilhava depois de largar do box, aquela altura o mexicano estava na oitava posição.

Hamilton por fim foi chamado para o box, mas decidiu ficar mais uma volta em pista, para então parar e colocar o composto duro. Agora o inglês tinha como meta buscar Verstappen na segunda posição.

A previsão de chegada do piloto da Mercedes em Max era na volta 35, mas o holandês nem esperou para tentar defender posição, ele foi chamado para mais uma parada e colocou os pneus médios. Bottas seguiu o mesmo rumo, e voltou na segunda posição.

O esperado era que Hamilton não parasse mais e uma disputa direta em pista acontecesse.

Faltando 15 voltas para o fim o inglês liderava e reclamava dos pneus, com Bottas, Verstappen, Leclerc, Ricciardo atrás, respectivamente. Albon e Leclerc pararam mais uma vez para colocar o composto macio, o monegasco manteve a quarta posição.

Enquanto isso, Bottas se aproximava de Hamilton e a equipes dizia para o inglês que eles parariam mais uma vez.

Contudo, faltando dez voltas o inglês se mantinha em pista, sem qualquer ligação com o que acontecia lá na frente, Albon fazia suas ultrapassagens e estava em sexto.

Faltando quatro voltas para o final Bottas conseguiu a ultrapassagem sobre Hamilton, e Verstappen estava bem próximo do inglês na terceira posição. Contudo, na penúltima volta Kevin Magnussen quebrou o carro e uma bandeira amarela foi acionada no segundo setor, isso ajudou o inglês a manter a posição até o final.

Valtteri Bottas vence, mas Lewis Hamilton é quem sorri no final do dia. Sexto título mundial confirmado!

Próxima corrida acontece no Brasil daqui duas semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *