Aprovado (por fim!) o novo regulamento da Fórmula 1 para 2021.
Poucas são as novidades do que já se era falado, mas dessa vez se tornaram oficiais. Entre eles as rodas com aros 18 polegadas, diferente das 13 polegadas atuais e a produção simplificada das asas dianteiras e traseiras para reduzir a turbulência entre os carros.
A atualização mais esperada era sobre o assoalho, eles aprovaram o novo formato e a promessa é que menos “ar sujo” atinja os carros e que a pressão aerodinâmica que hoje é afeta os pilotos em 40/50% caia para algo equivalente a 10%.
As mudanças tem como propósito deixar a categoria mais competitiva e que ultrapassagens sejam mais eficazes.
As equipes ainda vão ter independência da criação de seus monopostos, mas agora com um teto orçamentário de 175 milhões de dólares.
Este último era um dos assuntos mais discutidos entre os times, alguns achando ótima essa limitação, e outros nem tanto. É claro que o regulamento deixa de fora muitos gastos, esse valor estimado não inclui o marketing, pagamento de pilotos, licenças, bônus, etc. Ou seja, algumas equipes ainda vão sair com vantagens.
O V6 turbo segue em ação, poucas mudanças vão acontecer com o motor a partir de 2021.
Em termos de velocidade, a categoria vai dever! Por estarem mais pesado os monopostos serão mais “lentos”, algo que não está agradando a muitos.
Além da divulgação do regulamento, a Fórmula 1 também já deu um gostinho do design do carro.
Confira:
As atualizações não ficam só na estrutura do carro, mas também no papel. Agora a primeira coletiva vai acontecer na sexta entre treinos livres e não mais na quinta -o que reduz as atividade dentro do autódromo- e o calendário vai ser mais extenso que o normal, a previsão é de 25 corridas no ano.
Se as mudanças vão adiantar de algo nós só vamos saber quando 2021, mas se espera com muita ansiedade que seja ao menos suficiente para trazer coisas positivas para a categoria.