Com a punição de Max Verstappen no sábado (26), a aposta era de uma reação explosiva do piloto na largada. Ele foi agressivo sim, mas sem muita bagunça. Contudo, em um duelo entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, o inglês acabou sendo jogado para fora e ao voltar para a pista se enroscou com Verstappen. Tudo isso gerou um efeito domino, que fez ambos os pilotos perderem algumas posições, o que favoreceu Alexander Albon que pulou para a terceira colocação.
Duas investigações em jogo: Vettel e Hamilton, que consequentemente gerou um duelo entre Verstappen e o inglês. No primeiro caso não gerou punição para ninguém.
Alimentado pela força de vontade, Verstappen foi para cima de Valtteri Bottas, na afobação tocou-se com o piloto da Mercedes sofreu com um pneu furado, a parada no box custou todas as posições e o holandês caiu para o último lugar.
Lá na frente a dupla da Ferrari parecia muito a vontade, Hamilton estava próximo o bastante pronto para tentar uma ultrapassagem sobre Albon, mas o tailandês deu uma boa resposta e colou em Vettel.
Os quatro primeiros colocados estavam a menos de dois segundos entre si.
Na abertura das trocas de pneus Lando Norris foi o desafortunado, a equipe errou com sue pneus dianteiro e ele teve que voltar ao box. Caiu para a última posição, com chances de ser punido por uma manobra indevida dentro do pit.
Albon foi o primeiro dos pilotos lá da frente a parar, seguido por Leclerc, ambos calçaram os médios, ou seja, parariam mais uma vez. Verstappen continuava atrás -na décima sexta posição- tentando reagir a todo o ocorrido no início da prova.
Os pensamentos estavam na estratégia lá da frente, Vettel, Hamilton e Bottas possivelmente parariam apenas uma vez. Contudo, os pneus do inglês não iam bem e ele foi o primeiro a parar. Calçou os duros com a promessa de apenas uma parada, mas sendo ainda a volta 24 era difícil de imaginar que ele conseguiria aguentar até o fim.
Na volta seguinte a Ferrari chamou o alemão para a troca de pneus, e ele quis se manter em pista. E Bottas continuava sem dar sinais de que pararia tão cedo.
Foi quase 15 voltas depois que o finlandês parou, enquanto isso Hamilton reclamava de ter parado cedo demais. Ferrari logo reagiu, chamando o Vettel para o box. Os dois pilotos calçaram o composto duro, para levar até o fim da prova.
Aquela altura Leclerc liderava com Hamilton em segundo e Albon em terceiro. Sendo que o piloto da Ferrari e o da Red Bull Racing obrigatoriamente teriam que parar mais uma vez.
Daniel Ricciardo seguia sendo o único sem parar ainda, o australiano largou com os pneus duros. Fazendo uma prova com muitas ultrapassagens, ele se mantinha bem na sexta posição. Algumas voltas depois, Verstappen assumiu a posição do antigo companheiro de equipe, quando este por fim fez sua parada na volta 52.
Norris remou e remou, mas não conseguiu reagir ao erro da equipe e teve que abandonar.
Nas voltas finais a expectativa era se Hamilton conseguiria manter a primeira posição ou se Vettel tinha chances de chegar no inglês. No meio do caminho, Bottas chegou a ameaçar a segunda posição do alemão e administrava a sua própria posição contra Leclerc.
Verstappen que parou nas primeira voltas após o pneu furado, conseguia se manter em pista mesmo com o pneu bem desgastado e estacionava na sexta posição.
Mesmo com a estratégia errada, Lewis Hamilton se manteve na primeira colocação até o final e ganhou no México. O título não veio hoje, mas o inglês abriu uma larga vantagem sobre Bottas, que terminou em terceiro, com Vettel entre os dois.
A próxima corrida já acontece no próximo final de semana, no s Estados Unidos.