Depois de superar as Mercedes no treino classificatório, a Ferrari estava pronta para recuperar a sequência de vitórias que vinha atingindo, antes da Rússia. Contudo, com uma largada ruim, a dupla perdeu a ponta para Valtteri Bottas e Charles Leclerc ainda quase foi superado por Max Verstappen, mas em um movimento que acabaria por ser investigado, jogou o holandês para fora da pista.
Max parou lá no fim do grid e o monegasco teve sérios danos no carro e teve que fazer uma parada com antecedência no box, caindo para o final do grid junto com o piloto da Red Bull Racing.
Lá na frente, Lewis Hamilton estava a caça de Vettel, esse último que era investigado por queimar a largada (que não gerou punição alguma).
Leclerc se recuperação bem e ganhava posições, já Verstappen não teve tanta sorte! O holandês teve que abandonar a corrida.
Quem fazia uma corrida a parte eram Carlos Sainz em quarto e Pierre Gasly em quinto.
Com o ataque de Hamilton, Ferrari reagiu chamando Vettel para o box calçando os mesmo composto macio. Mercedes então chamou Bottas para a troca de pneus, colocando os médios. Enquanto Hamilton se mantinha em pista.
A essa altura Leclerc chegava na sétima posição, atrás de Ricciardo que não tinha parado até então.
Diferente do planejado, Hamilton teve que fazer sua troca de pneus antes que o esperado. Assim como Bottas, o inglês colocou o composto médio e voltou na terceira posição.
Na 26° volta Bottas liderava com Vettel em segundo, Hamilton em terceiro, Sainz e Albon fechando os cinco primeiros respectivamente.
Menos de dez voltas depois, a Ferrari parou Vettel mais um vez e colocou por fim os pneus médios. Dando abertura para Hamilton assumir a segunda posição. Consequentemente o inglês pulou para a primeira colocão após Bottas ser chamado mais uma vez para a trocar os pneus. Hamilton vinha em estratégia diferente: apenas uma parada.
A surpresa veio quando a equipe informou o finlandês que Hamilton pararia mais uma vez, e isso aconteceu mesmo. O que não fazia sentido já que o inglês vinha com bom estado dos pneus e com grande distância do segundo colocado.
Com a parada, o pentacampeão tinha dez voltas para chegar e passar Vettel, para pelo menos conquistar a segunda posição. Sem chances de uma vitória.
Longe de qualquer confusão, Alexander Albon mantinha-se em quarto lugar, com Sainz em quinto.
Bottas não foi mais incomodado lá na frente e conquistou a vitória no GP do Japão. Vettel segurou bem sua posição e ficou com a segunda colocação. Hamilton completou o pódio.
Com esse resultado, Mercedes conquista seu sexto título consecutivo no Mundial de Construtores.
A Fórmula 1 volta daqui duas semanas no Grande Prêmio do México.
*Leclec ainda pode sofrer punição devida a batida com Verstappen.