Neste domingo (29) a Mercedes conseguiu se manter invicta no circuito de Soshi, depois de jogos estratégicos e competência.
Com a vantagem do carro, o esperado era Sebastian Vettel pular a frente de Lewis Hamilton na segunda posição durante a largada, mas o alemão foi além e pulou para a ponta.
Carlos Sainz também largou bem, e chegou a estar a frente de Hamilton na reta, mas não manteve posição e colocou-se entre as duas Mercedes. Contudo, foi Romain Grosjean que mais sentiu o início da prova, em impacto com Daniel Ricciardo teve que abandonar a corrida e acionou o Safety Car.
Na relargada uma ou outra ultrapassagem aconteceu, mas nada de significativo lá na frente. Foi de conhecimento geral então, que o alemão da Ferrari pulou para a primeira posição em uma estratégia de manter o Hamilton atrás da dupla da Ferrari. Leclerc fez o papel de vácuo e o outro deveria devolver posição, o que não estava sendo o caso.
Vettel continuava fazendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida e não dava abertura para o monegasco. Atrás deles Hamilton mantinha o ritmo e Valtteri Bottas passava Sainz para retornar a sua quarta posição.
Max Verstappen que foi punido em cinco posições, fazia mais uma corrida de recuperação no ano e a treze voltas completas já estava em sexto caçando Sainz.
O alemão seguia abrindo lá na frente, enquanto Hamilton fazia volta mais rápida. Os pneus da Ferrari já estavam dando um sinal de fraqueza no carro de Leclerc, enquanto o inglês só diminuía a diferença.
Nico Hulkenberg foi o primeiro a fazer parada no box. E a Mercedes em rádio, informava a Hamilton que os pneus seguiam muito bem. Com estratégia diferente por estarem com o composto médio, a chance de vitória para a equipe estava na troca de pneus.
Alexander Albon, assim como o companheiro de equipe, subia o grid depois de largar da última posição e embalava uma briga com Pierre Gasly pela décima primeira colocação.
Leclerc foi o primeiro a parar entre os cinco da frente, e o papel de Hamilton era se distanciar o máximo possível do monegasco e tentar ultrapassagem no box.
Ricciardo que vinha em corrida discreta depois da batida com Grosjean, teve que abandonar, mas não foi só ele.
Na volta 27 Vettel fez sua parada e Leclerc retornou a frente, mas então a Ferrari ficou apenas com o monegasco em pista. O alemão voltou a pista, mas não conseguiu nem completar uma volta: problemas no carro tiraram Vettel da corrida.
O safety car virtual apareceu e Hamilton fez sua troca conquistando a primeira posição. Bottas também parava, ambos trocando pelos pneus macios.
Com a escapada de uma Williams contra o muro, o carro de segurança precisou entrar em pista e a Ferrari apostou em outro plano: Leclerc parou pela segunda vez e calçou os macios de novo, a ideia era brigar na pista tanto com Bottas, quanto com Hamilton.
O Safety car demorou a sair, mas quando isso aconteceu Hamilton conseguiu dar uma boa abertura para Bottas. Leclerc estava grudado no finlandês e com a vantagem do motor em retas.
Na quarta posição, Verstappen não era uma ameaça ao monegasco, com uma Red Bull no seu limite de desempenho e calçando os pneus médios, o holandês estava na melhor posição que poderia alcançar. A onze segundos atrás vinha Sainz liderando o segundo pelotão.
A dez voltas do final, Leclerc seguia na cola de Bottas, mas sem conseguir chegar perto o suficiente para arriscar uma ultrapassagem. E Hamilton fazia volta mais rápida a cada novo giro, sem querer dar chances ao piloto da Ferrari caso ele passasse o finlandês.
Foi cinco voltas depois que Albon conseguiu a posição de Sainz para terminar em quinto, atrás do companheiro de equipe.
Não deu para Leclerc, que ainda tentou fazer a volta mais rápida, mas sem sucesso. Dobradinha da Mercedes, vitória de Lewis Hamilton e volta mais rápida para o inglês.
A categoria volta daqui duas semanas no GP do Japão.