Grande dia para os tiffosis que por fim viram o carro da Ferrari cruzar a bandeirada depois de anos.
Na largada a disputa entre Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas foi quente, mas que perdeu posição foi Sebastian Vettel com o pulo de Nico Hulkenberg para a quarta posição
Contudo, o alemão logo recuperou sua posição na volta seguinte. Lá trás da última colocação, Max Verstappen largou mal e quebrou o bico. A corrida de recuperação do Holandês foi mais complicado que o esperado.
Também aconteceu disputa interna entre Hulkenberg e Daniel Ricciardo, o último levou a melhor e manteve a quarta posição até o final!
Lá na frente Leclerc abria grande vantagem, enquanto a dupla da Mercedes e Vettel se mantinham grudados, o piloto da Ferrari chegando para passar Bottas, mas errou e rodou sozinho -mais uma vez- na volta para a pista ele ainda atrapalhou Lance Stroll e quebrou sua asa dianteira. Stroll que escapou da pista também atrapalhou Pierre Gasly em seu retorno.
Tanto o alemão, quanto o canadense foram punidos: o primeiro com dez segundos, e Stroll com uma passagem pelo box. Isso desestabilizou toda a corrida de Vettel que não chegou nem entre os dez primeiros.
Kimi Raikkonen foi outro que começou mal a corrida e só piorou. Ele largou do box devido a modificações no carro e ainda foi punido com dez segundos após largar com os pneus errados.
Na luta lá da frente a coisa começou a dar um ar diferente, Hamilton foi o primeiro a trocar os pneus colocando os médios, e Leclerc que parou duas voltas depois calçou os duros. Voltando a pista com pouca vantagem sobre Lewis, a disputa começou.
E ela durou muito tempo, Leclerc dirigiu com precisão e com o motor da Ferrari gritando alto nas retas, não deixava espaço para o inglês. Em determinado momento, o monegasco levou uma advertência por direção perigosa, mas nada que tirou a concentração dele.
A esta altura Verstappen conseguia entrar na zona de pontuação e Bottas fazia sua parada no box.
Foi então que o SC virtual entrou em pista, Carlos Sainz fez sua troca de pneus, mas um deles ficou frouxo e ele teve que abandonar no meio da pista.
Leclerc abriu uma vantagem sobre Hamilton, mas logo errou e o inglês teve sua oportunidade mais real de ultrapassagem, mas não finalizou ela.
Na terceira posição Bottas chegava, com pneus mais novos e mesmo equipamento não seria difícil ele passar. Contudo, nem precisou tentar, o pentacampeão errou e cai para a terceira posição.
Com os pneus desgastados o líder da temporada parou para trocar de composto nas voltas finais e fazer o giro mais rápido. Bottas não alcançou Leclerc e ficou com a segunda posição.
O Monegasco ganha mais um e passa a frente de Vettel no mundial, ele ocupa agora a quarta posição.
Próxima corrida acontece dia 22 de setembro em Singapura.