Depois de dominar a terceira sessão de treinos livres, a Ferrari veio com força total para a classificação em Montreal -mesmo com uma grande pressão por parte da Mercedes- a equipe italiana conquistou sua segunda pole position no ano, a primeira de Sebastian Vettel!
Já no Q1, Vettel e Charles Leclerc colocaram o ritmo no treino, com os pilotos da Mercedes dando as caras por vezes nas primeiras colocações, a Ferrari conseguiu segurar bem sua posição.
A surpresa ficou por parte de Antonio Giovinazzi, que na décima quinta posição passou ao Q2, enquanto Kimi Raikkonen ficou para trás junto com a dupla da Williams e da Racing Point, que até então vinha forte nas sessões livres.
Foi na segunda parte do treino classificatório que as coisas começaram a mudar de tom!
A escolha de pneus para começar a corrida foi a mesma pelas duas principais equipes: os pneus médios. Com eles a Mercedes apareceu bem forte, e melhoraram seu tempo em relação ao Q1. Contudo, ninguém até então havia baixado o tempo a menos de 11 segundos.
Antes de poderem tentar um novo registro -a poucos minutos do fim do Q2- Kevin Magnussen bateu forte contra o muro e sem qualquer condições de continuar em pista, os carros voltaram para o box.
Bandeira vermelha acionada.
Como se não bastasse ter todo um carro para consertar até amanhã, a Haas também ficou desfalcada com Romain Grosjean, que naquele momento fazia sua última tentativa para subir entre os dez primeiros.
Quem também ficou para trás foi Max Verstappen, que assim como o piloto da Haas, tentava sua última volta. Ele larga em décimo primeiro, enquanto Pierre Gasly passou para o Q3.
Depois de muita espera para reorganizar a pista, os pilotos foram liberados para a primeira sessão de giros.
Logo de cara Lewis Hamilton conseguiu baixar seu tempo para os 10 segundos e bateu o recorde de pista, parecia que a pole position ia cair no colo do inglês, mesmo que em Montreal a Ferrari tenha uma pequena vantagem no terceiro setor.
Valtteri Bottas que podia ser outro a ameaçar, errou e rodou com o carro, o jogo de pneus foi para o lixo e por muita sorte o finlandês não bateu.
Na segunda e última tentativa no Q3, muitas coisas aconteceram.
Em destaque o desempenho de Daniel Ricciardo, que com sua Renault vai larga em quarto amanhã, logo atrás de Leclerc. Pierre Gasly, que vem sendo ofuscado por Verstappen, também fez a tarefa de casa e larga a frente de Bottas na quinta posição.
A Honda também comemora muito, seus dois pilotos terminaram o dia no top10: Lando Norris e Carlos Sainz, em oitavo e novo respectivamente.
Mas além de tudo isso, a adrenalina no Canadá seguiu até o final! Hamilton vinha para baixar mais ainda seu tempo anterior e assim o fez, Leclerc passou em seguida sem tirar nada do inglês. Foi então que Vettel fez um brilhante terceiro setor e conquistou a pole position de Montreal com 0s206 de vantagem para o pentacampeão.
A corrida acontece amanhã às 15h e promete ser intensa.