Valtteri Bottas deixou os fantasmas de 2018 para traz e se transformou em uma pedra no sapato de Lewis Hamilton.
O finlandês reassumiu a liderança do campeonato neste final de semana após conquistar a pole position e a vitória no Azerbaijão, foi a redenção após a má sorte da corrida em 2018, onde liderava em Baku e a duas voltas do final teve seu pneu furado por um detrito na pista.
Está é a quarta dobradinha da Mercedes em quatro corridas, nada parece ameaça-los. E por fim, Hamilton pareceu se dar conta que seu rival da temporada deixou de ser Sebastian Vettel e passou a ser seu companheiro de equipe.
Falando no alemão, a corrida do mesmo foi super apagada, ele se manteve ali na terceira posição e fez o possível com o equipamento que tinha. A Ferrari parece ter perdido o rumo, não há dúvidas que a Mercedes está a anos luz na frente da equipe italiana e para ajudar, eles também não conseguem acertar nas estratégias com Charles Leclerc.
A espera do safety car custou um possível pódio para o monegasco, e a falta de reação da Ferrari em achar um plano B, coloca em pauta o despreparo da equipe mais tradicional da categoria.
Max Verstappen provou mais uma vez uma grande consistência neste ano. Sem se envolver em situações graves, ele vêm se mantendo sempre entre os cinco primeiros colocados.
Quem comemorou muito foi a McLaren e a Racing Point, ambas as duplas pontuaram e Sergio Perez foi o grande destaque na sexta colocação. O mexicano parece ter uma grande ligação com Baku, assim como Lance Stroll que terminou em nono.
Em paralelo a esse bom desempenho, a Renault deixou muito a desejar. Além de extremamente apagada, Daniel Ricciardo ainda se envolveu em um acidente com Daniil Kvyat que lhe proporcionou um abandono e uma punição de três posições no grid em Barcelona. O australiano ainda está se adaptando ao novo carro e talvez em um momento de adrenalina não parou para prestar atenção ao dar a ré, mas não existe dúvidas que ele errou.
Em uma conversa particular com a Débora do Boletim Paddock antes da corrida, comentei sobre a expectativa que Baku cria em torno dos fãs da Fórmula 1, e que isso podia quebrar a cara de muitos!
Por ser um circuito de rua é de se esperar que seja uma disputa tão monótona quando Mônaco e ela provou neste domingo (28) que isso pode ocorrer caso nada de extraordinário aconteça. Sem qualquer acidente para acionar um safety car, a corrida no Azerbaijão não foi espetacular como o esperado. Aconteceram disputas e foi uma grande prova de recuperação por parte de Leclerc e de Pierre Gasly – que teve problemas com o carro e teve que abandonar – mas quase tão parada quanto as três primeira corridas do ano.
A cada rodada a situação fica mais tranquila para a Mercedes que se distância no mundial de construtoras. E nem os fãs da Ferrari parecem acreditar em uma possível recuperação da equipe já para a próxima corrida em Barcelona.