Diferente das últimas corridas, Lewis Hamilton foi melhor na largada em comparação a seu companheiro de equipe Valtteri Bottas e pulou para a primeira posição logo no início do GP da China. Chales Leclerc também se deu melhor que Sebastian Vettel e conquistou a terceira posição.
No final do pelotão, Daniil Kvyat perdeu controle de sua STR e bateu contra Lando Norris – que teve seu assoalho danificado. O russo foi punido com uma parada de 5 segundos nos boxes.
Ambos acabaram abandonando a pista tempos depois.
Em uma corrida a parte, a equipe italiana disputava diretamente com seus pilotos decisões de pista. Leclerc teve que abrir para o tetracampeão passar – e sem deixar de se queixar – contestou a Ferrari a todo momento, já que Vettel não abriu depois da troca.
Com isso Max Verstappen chegava nos dois. A Red Bull não perdeu tempo em chamar o holandês para trocar os pneus e a reação veio com a chamado do Vettel para os boxes.
O alemão voltou a menos de um segundo na frente de Verstappen e o piloto da RBR não demorou para atacar e passar a frente, mas Vettel conseguiu recuperar a posição.
Em compensação a Ferrari errou a estratégia com Leclerc, ao manter o piloto em pista.
Nico Hulkenberg teve problemas com sua Renault e abandonou, enquanto isso Daniel Ricciardo liderava a segunda parte do pelotão e pontuava pela primeira vez na temporada.
Quem fazia uma corrida com muitas ultrapassagens e buscava o limite de seu carro, era Kimi Raikkonen, que terminou na nona posição.
A menos de vinte voltas do final, os pilotos começaram a fazer novas paradas, trocando seus pneus duros por médios. Na frente, só Leclerc parecia vir com uma estratégia a parte.
Contudo, a cada volta o novato vinha sendo superado pelos pilotos que estavam a trás. Primeiro foi uma luta com Bottas, logo Vettel chegava e não demorou a passar. Foi então que a equipe chamou ele – por fim – nos boxes.
Isso não ajudou o piloto que perdeu posição para o Verstappen.
Na última volta, Pierre Gasly que pouco apareceu em pista, ainda conseguiu – depois de uma parada nos boxes – conquistar a volta mais rápida que era de Vettel, até então.
Incontestável, Lewis Hamilton vence a corrida em Xangai, sua 75ª vitória na carreira.