Deu-se a largada para o final de semana do Grande Prêmio número 1000 da Fórmula 1.
Contudo, o treino em Xangai começou devagar, foram quase meia hora sem nenhum piloto abrindo volta rápida. Depois as coisas voltaram mais ao normal.
A liderança foi passando de mão em mão, entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. As equipes usavam compostos distintos, a Mercedes calçou os macios e a Ferrari os médios.
A Red Bull Racing também fez diferente e usou dos pneus duros, Max Verstappen chegou a conquistar a quarta posição com o composto. E seu ex-companheiro de equipe – Daniel Ricciardo – a 14 minutos do fim da sessão, liderava o resto do pelotão na sexta posição.
Na luta interna da Renault, o australiano se deu melhor desta vez, Nico Hulkenberg estacionou na décima segunda posição.
Lance Stroll foi um dos únicos que saiu do traçado. O piloto da Racing Point terminou o treino entre os dez primeiros, na nona posição.
Na outra ponta da tabela, Antonio Giovinazzi, que chegou a sair em pista, não registrou nenhuma volta por problemas no carro. Ele era o único atrás da já comuns Williams.
O segundo treino livre na China acontece ainda nesta madrugada às 03h (horário de Brasília).