Como o esperado, Lewis Hamilton manteve a primeira colocação e ao final da corrida muita festa para Fernando Alonso.
Lewis Hamilton largou bem e até o quarto lugar nada mudou, Max Verstappen caiu para décimo lugar devido a problemas no carro, já quem largou muito bem foi Charles Leclerc que pulou para quinto lugar. Fernando Alonso saiu para fora da pista fugindo de acidentes.
Contudo, o que marcou o início da prova foi o acidente de Romain Grosjean e Nico Hulkenberg, o último saiu capotando após tocar rodas com o francês. O safety car entrou em pista e o piloto foi retirado do carro sem ferimentos.
Na relarga poucas coisas mudaram, devido a equipe estar poupando o motor de Versteppen, a disputa por colocações na pista de Yas Marina foi mais complicada, o piloto da Red Bull reencontrou Esteban Ocon em pista após o GP do Brasil, a luta pela posição foi uma das melhores da corrida.
Na sétima volta o carro de Kimi Raikkonen parou e o piloto teve que abandonar a prova em seu último dia com a Ferrari, com o sc virtual Hamilton foi o primeiro a parar com a intenção de ir até o final da prova.
Na volta 16, Vettel fez sua parada, seguido de Valtteri Bottas. A esse ponto da prova, Ricciardo liderava com Verstappen em segundo e Hamilton em terceiro. Nenhum dos pilotos da RBR fizeram seus pitstops.
Foi quando Verstappen parou no box e voltou na quinta posição, atrás de Vettel que então fez a volta mais rápida. Antes de Ricciardo entrar para sua troca, foi dada a informação da chegada de chuva, então o australiano decidiu ficar em pista esperando. A garoa chegou no horário previsto, mas sem interferir em qualquer coisa dentro da pista.
Outro que estava de despedida da F1, Marcus Ericsson abandonou a prova na volta 26 por problemas na unidade de potencia.
Alonso que estava em nono, fez sua parada e voltou em último, com a intensão de subir pelo menos uma parte do pelotão. Lá na outra ponta, Ricciardo por fim fazia sua parada.
Hamilton assumiu a liderança, enquanto Vettel disputava o segundo lugar com Bottas, e conquistou a posição. Grudado no carros a frente, Verstappen e Ricciardo começaram uma disputa pela terceira posição junto ao piloto da Mercedes.
O holandês foi o primeiro a passar o Bottas, e na volta seguinte Ricciardo assumiu a quarta posição.
Ocon também teve sua despedida frustrada, um vazamento de óleo tirou o piloto da corrida, a menos de uma volta depois Gasly também abandonou depois de fumaça começar a sair de sua STR.
Total de cinco abandonos na corrida.
La na frente continuava a mesma coisa: Hamilton liderava, Vettel em segundo, com Verstappen, Ricciardo e Bottas, respectivamente. Alonso estava a uma posição de conquistar seus últimos pontos na categoria.
Mas não deu tempo!
Lewis Hamilton venceu a última do ano, com Vettel em segundo e Verstappen fechando o pódio. Alonso da adeus para a F1 na 11ª posição, com direito a zerinhos ao lado de Vettel e Hamilton!
Campeonato de 2018 termina aqui.