Diferente das duas sessões de sexta, neste a Ferrari deu as caras, na segunda e terceira posição.
O maior vilão de todos os pilotos foi a zebra nova da curva 20! Todos os pilotos que ali passavam escapavam para a zebra e comunicavam a equipe para olharem seus assoalhos.
Em questões de tempo, a fila foi bem equilibrada, com a pista quente as três equipes do topo se mesclaram entre si. Max Verstappen que liderou o primeiro e ficou com a segunda marca no segundo treino livre foi sair para a pista apenas trinta minutos depois do início da sessão e em sua primeira tentativa ficou atrás de Sebastian Vettel e Hamilton.
Sergio Perez que surpreendeu a Red Bull, ao se colocar entre Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo em sexto lugar. Enquanto isso, Brendon Hartley e Lance Stroll ocuapvam a oitava e nona posição, respectivamente.
Charles Leclerc que está de partida para a Ferrari ano que vem, bateu durante a sessão e voltou ao box.
Há 19 minutos do fim, Esteban Ocon aida não tinha colocado os pneus na pista, o francês foi o único a não participar do treino. Nisso Vettel entrava em pista com os pneus hipermacios novos em simulação de treino, o alemão diminuiu a diferença para Hamilton.
Contudo, logo depois o inglês bateu recorde de Yas Marina com 1:37.176.
Kimi Raikkonen não deixou por menos e passou a frente de seu companheiro de equipe, mas não conseguiu melhorar o tempo do piloto da Mercedes.
Faltando seis minutos para o fim da sessão, Ocon por fim saiu para a pista e fez o oitavo melhor tempo em sua primeira tentativa, lugar que a pouco estava sendo ocupado por Fernando Alonso.
Em paralelo, Ricciardo teve problemas com seu carro quando ia dar suas voltas finais e teve que abandonar.
Antes do fim do treino Pierre Gasly que também teve problemas com seu carro, tocou com Romain Grosjean, o que pode gerar uma punição para o piloto da STR. E Vettel e sua tentativa final escapou da pista, mantendo a terceira posição.
O treino oficial é logo mais ás 11h, horário de Brasília.