Tudo indicava que Max Verstappen iria conquistar sua primeira pole position a carreira, mas todos os resultados positivos dos treinos livres foram surpreendidos pela incrível volta de Daniel Ricciardo.
A Mercedes foi a que arriscou no Q1, duas primeiras voltas foram com os pneus ultramacios, já que a intenção era largar no domingo com eles. Isso deixou eles atrás da Ferrari e Red Bull Racing, essa última que vinha sendo mais rápida do final de semana.
Porém, na última tentativa, a equipe alemã colocou seus pilotos em pista com o pneu hipermacio, jogando Valtteri Bottas e Lewis Hamilton nas primeiras colocações.
Em um treino sem muitos erros, Sebastian Vettel foi o único que protagonizou uma escapada da pista e retornou sem mais problemas.
Charles Leclerc por pouco não avança para a próxima etapa do treino, atrás de Fernando Alonso, o piloto da Sauber ficou em décimo quinto.
No Q2 os pilotos se misturaram mais, com varias equipes testando tanto o composto ultramacio, quanto hipermacio. As colocações foram mais mistas entre os seis primeiros colocados.
Verstappen ficou com a primeira colocação a apenas 0.004s de Hamilton em segundo. A dupla da Renault e da Sauber completaram o top10. Com a promessa de viram fortes para a etapa decisiva do treino.
As apostas para a pole position estavam ao redor de Hamilton, Verstappen e Vettel. Contudo, depois de uma primeira tentativa equilibrada entre o seis pilotos das principais equipes, o vento ficou mais forte nos minutos finais de Q3 e o balanço do carro não era o mesmo.
Além disso, o transito dificultou na hora de todos os pilotos abrirem voltas. Foi o momento então de Ricciardo aparecer e fazer seu melhor tempo no final de semana, em meio aos outros pilotos que não conseguiram nem melhorar seus próprios tempos.
É a segunda vez que Ricciardo larga na frente em 2018, que vem sendo um ano de muitos abandonos para o piloto australiano. Com o recorde de pista ( 1:14.759) ele ficou a apenas 0.026s de Verstappen. Hamilton fecha os três primeiros para o grid de largada em Hermanos Rodriguez.
A largada está marcada para às 16h10 deste domingo, horário de Brasília.