O circuito de Austin deu as boas vindas aos pilotos com sua pista extremamente molhada, desde o início da semana o Texas passa por tempestades e não deve dar trégua até sábado.
A chuva e a umidade em pista não impediu a Mercedes de dominar o primeiro treino livre em solo americano, Lewis Hamilton foi o mais rápido e Valtteri Bottas ficou com o segundo lugar.
A Ferrari não se deu tão bem, Sebastian Vettel escapou varias vezes da pista, e chegou até bater de leve, mas sem danos. O alemão conseguiu apenas a quinta posição, já Kimi Raikkonen terminou em sexto. As Red Bulls ficaram entre a equipe italiana e a alemã, Max Verstappen foi o terceiro mais rápido, seguido de Daniel Ricciardo.
Foram onze minutos com bandeira vermelha, para que a pista fosse limpa após Charles Leclerc parar na brita e espalhar algumas pedrinhas no caminho. Além dele, Verstappen e Raikkonen também escorregaram algumas vezes. Porém, sem nenhum dano mais sério.
Lando Norris ocupou o assento de Stoffel Vandoorne na McLaren durante a primeira sessão, terminou na 12° posição. Outro novo rosto do dia, foi do piloto indonésio Sean Gelael, que pela primeira vez foi a pista neste ano substituindo Brendon Hartley, na Toro Rosso.