Com suspeita de chuva para o próximo treino, os pilotos se dedicaram ao máximo nesta primeira sessão. Lewis Hamilton foi o mais rápido, com Valtteri Bottas em segundo.
A Red Bull Racing chegou forte no início do treino, sempre intercalando o primeiro lugar entre Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Porém, a Mercedes e a Ferrari logo entraram em pista. Kimi Raikkonen foi o primeiro a fazer tempo, sem conseguir superar a dupla da equipe austriaca. Já Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e Sebastian Vettel subiram para as três primeiros colocações.
Com os pneus macios Bottas liderou a primeira parte da sessão, com Vettel em segundo usando o composto super macios e Hamilton em terceiro com os pneus médios.
Antes de melhorar seu tempo, o inglês foi atrapalhado por Pierre Gasly que quase parou em pista, por pouco os dois não se enroscaram. O ocorrido foi investigado pelos comissários.
Além do piloto da STR, Fernando Alonso, Sergio Perez e Ricciardo, também cometeram seus erros durante a primeira sessão em Suzuka. O espanhol foi o que mais saiu prejudicado em uma escapada para a brita.
Depois das trocas de pneus, Hamilton assumiu a liderança com o composto macio, enquanto Bottas melhorou seu tempo, que foi superado pelo seu companheiro de equipe. Vettel que ainda usava o super macio, ficou com a terceira colocação. Que só foi ser superada mais de vinte minutos depois por Ricciardo.
Esteban Ocon foi quem liderou o melhor do “resto” do grid, com Romain Grosjean na oitava posição. Lando Norris assumiu o lugar de Stoffel Vandoorne durante o primeiro treino livre, o piloto vai ficar com a vaga em 2019.
Nos minutos finais, as equipes fizeram simulação de corrida e no caso da Ferrari, até treinaram largada, devida a previsão de chuva para a segunda sessão, que acontece agora às 2h da madrugada, horário de brasília.