Foi uma grande corrida de Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen, e uma largada desastrosa para Sebastian Vettel.
Na largada muita confusão na parte da frente, Raikkonen não abriu a porta para Vettel, e Hamilton que vinha em terceiro aproveitou para ultrapassar o alemão. A manobra custou o bico do pilota da Ferrari que caiu para a última posição.
Lá na frente o inglês chegou a ultrapassar Raikkonen, mas o carro vermelho retomou a ponta. Daniel Ricciardo que largou do final do pelotão, enfrentava problemas em escalar o grid, enquanto Vettel alcançava a oitava posição depois de vinte voltas.
Valtteri Bottas que foi ultrapassado por Max Verstappen na largada, vinha tentando passar o holandês a todo custo. Enquanto isso, Raikkonen fez a primeira parada, enquanto Hamilton se mantinha em pista abrindo tempo.
Ricciardo abandonou com problemas no carro. Mercedes manteve o Bottas na pista para segurar o Raikkonen, enquanto o inglês ia aos boxes e voltava atrás do finlandês. O outro carro da Ferrari trocou os pneus e voltou na décima posição.
Após entrar nos boxes, Bottas retornou a posição atrás de Verstappen e em uma das disputas, o piloto da Red Bull Racing tocou o finlandês e levou cinco segundos de punição. Atrás deles vinha o Vettel lutando por mais pontos.
Já Hamilton, depois de muito lutar, fez uma bela ultrapassagem em Raikkonen e assumiu a liderança faltando oito voltas para o fim.
Abrindo mais de sete segundos de vantagem, Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio em Monza. Com a punição a Verstappen, Bottas sobe ao pódio e Vettel assume a quarta posição.
A Fórmula 1 se despede da Europa e volta daqui duas semanas com o GP de Cingapura.