Junto ao mexicano, a primeira sessão de treinos na Itália teve um top 6 diferente do comum.
Foi com muita chuva que os carros entraram na pista. Max Verstappen foi um dos que rodou com todo o acumulo de água, mas nenhum acidente mais grave aconteceu.
Os dois pilotos que disputam a briga pelo título, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, pouco arriscaram durante o treino, deram seis e quatro voltas, respectivamente. O inglês ficou em décimo primeiro atrás do companheiro de equipe Valtteri Bottas e o alemão em décimo sétimo, a frente apenas das Williams e de Lando Norris, que substituiu Stoffel Vandoorne na McLaren, nesta manhã.
Lá na frente que as coisas aconteceram de verdade, foi uma boa disputa entre as Toro Rosso, Force India e Red Bull Racing. Brendon Hartley chegou a liderar o treino faltando cinco minuto para o final. A essas alturas as colocações eram: Hartley, Ricciardo, Gasly e Raikkonen.
Foi quando o piloto da Ferrari resolveu lançar volta e tomar a primeira colocação, essa que ficou até a bandeirada. Contudo, o finlandês não esperava a chegada das Force India. Esteban Ocon, não conseguiu supera-lo, mas em volta aberta nos últimos segundos e com a pista já um pouco mais seca, Sergio Perez cravou 1m 34s000, para fechar a sessão em frente a Raikkonen.
Em terceiro ficou Ocon, seguido de Hartley, Ricciardo e Gasly. Verstappen ficou em sétimo, seguido da Renault com Carlos Sainz e Nico Hulkenberg, em oitavo e nono, respectivamente.
O segundo treino em solo italiano acontece hoje às 10h, horário de Brasília.