Lewis Hamilton larga em primeiro lugar em um circuito que a Mercedes pouco domina.
Parecia tudo certo para a Ferrari conquistar mais uma pole position na temporada, mesmo com a chuva a vista, Sebastian Vettel foi o mais rápido do Q1.
Os piloto entraram em pista com o pneu intermediário, mas logo tiveram que entrar nos boxes fazer suas trocas por pneus secos, Daniel Ricciardo foi o único a optar pelos macios em vez do ultra. A escolha não foi tão positiva e o piloto ficou apenas na décima segunda posição.
Charles Leclerc, que vinha de grandes resultados, ficou para trás, junto com a dupla da Force India.
No Q2 a chuva apareceu de vez, levou alguns pilotos com ela e trouxe algumas surpresas.
Vettel continuou na ponta, enquanto Carlos Sainz era P2, a frente de Max Verstappen e Hamilton.
Ricciardo foi um dos prejudicados, saiu muito tarde com o tempo cada vez pior e não conseguiu fazer uma boa marca, vai largar na décima segunda posição, atrás de Fernando Alonso.
Com a pista encharcada, alguns carros escaparam da pista como a Williams de Lance Stroll.
Com os dois carros da Haas e da STR dentro do top10, a última parte do treino prometia muito.
Com o circuito extremamente molhado, os carros entraram para decidir quem largaria em primeiro lugar, e tudo indicava uma possível pole position para Kimi Raikkonen. O piloto da Ferrari foi soberano em boa parte do Q3, mas foi surpreendido nas voltas finais.
Valtteri Bottas foi o primeiro a superar seu compatriota, mas Hamilton ainda não tinha feito seu tempo final. Com o cronometro zerado, o inglês fez uma volta sem erros e conquistou sua 77° pole position na carreira.
Sainz larga em quinto lugar, depois de Vettel que pouco apareceu no Q3, atrás dele uma grande surpresa, Pierre Gasly e Brendon Hartley em sexto e oitavo respectivamente. Verstappen larga entre eles.
O Grande Prêmio da Hungria acontece neste domingo (28) às 10h10 da manhã.