Em um treino constante entre os pilotos, Lewis Hamilton fez o melhor tempo, mas com pouca vantagem entre os quatro primeiros.
Durante boa parte do treino os pilotos da ponta se mostraram equilibrados, Daniel Ricciardo se instalou em primeiro e não saiu mais de lá! As surpresas ficaram para quem até metade do treino ocupavam do quinto lugar para baixo.
Esteban Ocon, Fenando Alonso, Pierre Gasly, Kevin Magnussen, Sergio Perez e Carlos Sainz, fechavam o top dez, com Sebastian Vettel em décimo primeiro. O piloto alemão aguardava nos boxes uma nova entrada em pista.
Grosjean que enfrentou vários problemas com o carro, sendo o último um vazamento de óleo no Grande Prêmio do Canadá, parecia estar se dando bem no circuito, chegou a fazer o quinto tempo atrás de Hamilton. O piloto da Haas, está utilizando o motor da última corrida para fazer os treinos de sexta-feira (22).
Faltando trinta minutos para o fim, Valtteri Bottas conseguiu diminuiu o tempo de Ricciardo, esse logo entrou em pista para tentar recuperar a posição, mas sem sucesso.
Nisso, Hamilton que não vinha saindo do quarto lugar, conseguiu fazer o melhor tempo, a apenas 0s200 de seu companheiro, ambos com os pneus ultramacios. Enquanto Vettel se mantia nos boxes com problemas no carro.
Charles Leclerc, Brendon Hartley e Ocon foram alguns dos que rodaram durante o treino e sairam a margem das linhas azuis de Paul Ricard.
Depois de voltar para a pista, o piloto da Ferrari fez o sexto melhor tempo, Grosjean se mantendo em quinto. Max Verstappen era um que não vinha fazendo um bom treino até então e ficou apenas com o sétimo lugar.
Ericsson bateu faltando quatro minutos, seu carro chegou a pegar fogo e foi acionado a bandeira vermelha.
Diferente dos demais treinos livres, o da França foi um dos mais agitados, já que os pilotos queriam se adapatar a nova pista. O segundo treino livre acontece ainda hoje às 11hrs, horário de Brasília.