Depois de três treinos com domínio absoluto de Max Verstappen, era de se esperar que o piloto da RBR se desse melhor e conquistasse sua primeira pole position da temporada, mas não foi assim.
A cada corrida a Fórmula 1 parece mais equilibrada entre suas equipes principais, no treino classificatório em Montreal não foi diferente! As possibilidades eram muitas de quem poderia largar em primeiro e muitos chegaram a assumir a primeira colocação. Contudo, quem fez o trabalho melhor no final foi Sebastian Vettel.
No Q1 a Ferrari começou melhor, com todos os pilotos usando o hipermacio, Vettel e Kimi Raikkonen disputaram as melhores voltas entre eles, já Verstappen que tinha se dado melhor até então ficou atrás das Mercedes. Lewis Hamilton até tentou, mas cometeu vários erros durante o treino.
Fernando Alonso que vinha tento um bom desempenho nos treinos livres, quase ficou de fora da segunda parte da sessão, mas no último minuto conseguiu a décima quarta posição.
Mais uma vez a Williams larga entre as últimas posições. Romain Grosjean que enfrentou um problema de vazamento de óleo no motor logo no início do treino, larga em último, e Marcus Ericsson que bateu em penúltimo.
Tanto a Mercedes quanto a Ferrari, mudaram seus compostos para o Q2, ultra macio foi a escolha das equipes e pilotos. Lembrando que é com esses pneus que eles largam no domingo (10). Dessa vez, Valtteri Bottas superou os carros da Ferrari e foi mais rápido na primeira rodada de tentativas, já Hamilton errou novamente e prejudicou seus pneus para a corrida.
A dupla da RBR permaneceu com o hipermacio e Verstappen apareceu sendo o mais rápido. A equipe italiana e alemã não conseguiram manter um bom ritmo. Chance de Daniel Ricciardo aparecer pela primeira vez no final de semana e fazer o melhor tempo do circuito: 1m11s434.
A Renault e Force India conseguiram garantir sua dupla no top 10. Enquanto Alonso e Stoffel Vandoorne terminaram com a décima quarta e décima quinta posição, respectivamente.
A última parte do treino foi a mais disputada, Bottas entrou batendo o tempo de Ricciardo e diminuindo para 10 segundos a marca do circuito, mas foi por pouco tempo a comemoração. Vettel cruzou logo depois diminuindo o recorde mais ainda. Atrás deles uma mescla entre Verstappen, Raikkonen, Hamilton e Ricciardo.
Na segunda tentativa dos pilotos, Hamilton chegou a ameaçar fazendo o melhor tempo nos dois primeiros setores, mas errou no mesmo ponto que no Q2 e jogou sua pole fora, inglês que ganhou sua primeira corrida na carreira no Canadá vai largar apenas em quarto.
Sebastian Vettel ainda diminuiu seu tempo e conquistou a pole position com a marca de 1m10s764, recorde indiscutível de Montreal.
Bottas se manteve à frente do companheiro de equipe e larga em segundo, com Verstappen em terceiro – melhor colocação do holandês até então no campeonato – Raikkonen também errou e larga atrás de Hamilton, com Ricciardo em sexto.
O Grande Prêmio do Canadá acontece esse domingo (10) às 15h10, horário de Brasília.