Baku ficou para trás, depois de perder a última corrida no final por um pneu furado, Valtteri Bottas vem forte no primeiro treino livre na Espanha. Lewis Hamilton vem atrás com Sebastian Vettel.
O finlândes fez grande treino, sendo o mais rápido em todos os setores em determinado momento, com o jogo de pneus macios, terminou a mais de 0s800 de seu companheiro de equipe Hamilton, que deu apenas 22 voltas e testou os pneus médios.
Vettel que não vinha fazendo bons treinos livres, mas sempre aparecia superior para o classificatória, dessa vez ficou entre os três mais rápidos, usando o jogo de pneus macios e super macios o alemão terminou a quase um segundo atrás do inglês.
O carro da Ferrari apareceu pela primeira vez com os espelhos retrovisores conectados ao halo, depois de reclamações por parte dos pilotos a FIA autorizou o aparato.
Max Verstappen fez o quarto melhor tempo e Kimi Raikkonen o quinto. Quem aparece logo atrás é Fernando Alonso que vem mostrando grande desempenho com sua McLaren.
Em uma sessão marcada por escapadas, Daniel Ricciardo foi o azarado de bater e abandonou o treino a 50 minutos do fim. Contudo, o australiano conseguiu garantir o sétimo melhor tempo.
O rosto novo foi o de Robert Kubica, piloto reserva da Williams que substituiu o russo Sergey Sirotkin no treino. O piloto polonês ficou apenas em penúltimo lugar, mas a mais de um segundo a frente de Lance Stroll, piloto titular da equipe.