O Grande Prêmio do Azerbaijão ganhou a fama de ser uma pista imprevisível, com seu traçado de rua e curva fechadas, a corrida promete muitos safety cars e eles já começaram a aparecer agora cedo no primeiro treino livre em Baku.
Daniel Ricciardo dominou boa parte do treino, uma promessa de que a RBR vem forte para a corrida, porém Valtteri Bottas superou o australiano em 1m44s242. Ricciardo se aproximou do tempo do piloto da Mercedes depois de alguas voltas, mas não conseguiu uma melhor marca que 1m44s277.
O atual campeão, Lewis Hamilton, que não vem em boa fase, terminou o treino em apenas quarto lugar. Entre ele e Ricciardo, apareceu uma surpresa: Sergio Perez em sua Force India, que não estava tendo um grande desempenho até agora, se deu bem com as longas retas de Baku. Em quinto seu companheiro, na pantera cor-de-rosa, Esteban Ocon.
Outra equipe que surgiu das cinzas foi a Williams, Sergey Sirotkin fez o oitavo melhor tempo e Lance Stroll o décimo primeiro, novamente novato superando o veterano.
A Ferrari pouco apareceu, dando menos voltas e usando apenas pneus ultramacios, os pilotos terminaram o treino em baixas colocações. Sebastian Vettel foi o décimo e Kimi Raikkonen o o décimo quinto.
Max Verstappen começou fazendo um grande tempo, mas cometeu mais um erro, deixou a traseira do carro escapar e bateu contra o muro. O piloto não pode mais voltar ao treino e terminou e sexto lugar.
Pilotos como Fernando Alonso, Hamilton e Nico Hulkenberg, também deram uma escapada na pista, mas todos contornaram bem a situação.
O segundo treino livre acontece às 10h, horário de Brasília.