O que parecia que ia ser uma corrida morna, teve suas reviravoltas. Neste domingo (15) o Grande Prêmio da China foi marcado por batidas e estrátegias.
Na largada já aconteceram algumas ultrapassagens pontuais para o resultado final desse GP. Bottas largando em terceiro pulou a frente de Raikkonen, esse que foi ultrapassado por Verstappen que passou tanto o finlândes quando Hamilton que vinha largando em quarto.
Depois disso a corrida se encaminhava para ser masiva e sem grandes mudanças. Foi então que começaram as entradas nos boxes, contrariando o previsto pela Pirelli, tanto Ferrari quanto Mercedes se arriscaram com apenas uma troca de pneus. Contudo, a equipe italiana errou no tempo e Vettel não saiu a frente de Bottas.
Enquanto o alemão lutava para recuperar sua posição, uma briga acontecia no final do pelotão entre Gasly e Hartley da STR, que se tocaram deixando vestígios pela pista, com isso a entrada do Safety Car foi necessária.
Segundo ponto de decisão na corrida.
Enquanto todos se mantinham em pista, a RBR chamou seus pilotos para os boxes, nesse momento Daniel Ricciardo garantia sua vitória. Com a pista liberada para ultrapassagens elas começaram a acontecer sem parar. Hamilton com os pneus mais desgastados chegou a ameaçar Vettel que estava em segundo, mas com o tempo foi perdendo aderência.
A dupla da RBR ia subindo as primeiras posições sem muito esforço, até a chegada de Verstappen em Vettel que se enroscaram. A batida prejudicou mais o alemão do que o holandês, que causou a confusão. Ambos foram ultrapassados por Hamilton e Raikkonen, o piloto da Ferrari ainda foi ultrapassado por Hulkenberg, enquanto Verstappen subiu de novo as posições e levava uma punição de dez segundos.
Na frente Ricciardo liderava com folga a caminho de sua sexta vitória na carreira, tudo isso depois de um final de semana assustador para o autraliano que teve que trocar seu motor pós terceiro treino livre. Raikkonen ameaçou a segunda posição de Bottas no final da corrida e Verstappen em quarto chegava no finlandês, mas nenhuma ultrapassagem aconteceu.
Hamilton tinha a missão de se manter a menos de dez segundos de Verstappen e conseguiu! Mesmo terminando em quinto o inglês pulou para o P4, com Hulkenberg atrás. Vettel, que perdeu muito desempenho depois da batida, ainda foi ultrapassado por Fernando Alonso e terminou a corrida em oitavo.
Sainz e Magnussen fecharam o top 10 do dia.
Com esse resultado o campeonato fica mais apertado: Vettel segue na liderança, mas agora por nove pontos de Hamilton, que ainda não venceu em 2018. Bottas cola no inglês por apenas cinco pontos de diferença e Ricciardo, com essa vitória, sobe para a quarta colocação.
A Fórmula 1 volta dia 29 de abril com o Grande Prêmio do Azerbaijão às 9h10, horário de Brasília.
*Mais uma aula de estratégia. Mais um safety car. * Como a Mercedes nao tinha um plano ,caso tive-se um safety car. Tipo olha se tiver um sefety car vamos para o plano “C” .o que daria a possibilidade de reatacar a Ferrari e a RBR . Mas com safety Car ou não a estratégia da RBR que a maioria disse “que não ia levar a nada” . Se mostrou mais eficiente.
Obs. A Mercedes foi muito bem na primeira parada mas , mais uma vez
Ela não soube aproveitar o sefety car . como a RBR aproveito e a Ferrari já tinha aproveitado na Austrália.