*O texto a seguir leva em base desempenho na pré-temporada, novos regulamentos, equipes e pilotos*
A disputa de 2017 parece estar a ponto de se repetir! Muito pouco provável alguém entrar na luta pelo título de campeão em 2018 junto com Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, isso por vários motivos:
Equipes: tanto Ferrari como Mercedes são as que continuam crescendo muito além das demais. O elemento surpresa, como sempre, pode ser a RBR, que obteve um bom resultado na pré-temporada com Daniel Ricciardo.
Pilotos: Vettel já começa a temporada com um grande aliado que é Kimi Raikkonen, desde sempre a Ferrari escolhe um de seus pilotos para brigar no campeonato e nada mudou em relação a 2017 sobre quem é o escolhido! Já Hamilton vem de boa fase, recém tetra campeão, com um parceiro de equipe mediano e talvez com a mesma mentalidade do último ano.
Regulamento: a FIA vetou algumas vantagens, uma delas era muito praticada pela Ferrari e RBR, os truques com a suspensão, que para essas duas equipes melhoravam seu desempenho aerodinâmico. Outro fator que vai contar para todas as equipes, é que só três unidades de motores poderão ser usadas durante as 21 provas, o que deixou geral indignado. A FIA também proibiu o método conhecido como “queima de oléo” usado durante os treinos classificatórios principalmente, a técnica tinha como objetivo reaproveitar os gases da combustão em forma de potência nas unidades, quem obtinha mais vantagem com isso era a Mercedes, mas a Ferrari também utilizava.
Muito díficil abrir a brecha para que mais alguém dispute de igual para igual com a equipe alemã e italiana. Contudo, ainda há o elemento surpresa com a RBR, se a equipe vai jogar com Max Verstappen ou Ricciardo é outra história. Trazendo atona 2017, é possível que a equipe se posiciona em prol de Verstappen, porém o desempenho do holandês durante os teste pré campeonato foram bem inferiores e Ricciardo não é alguém que vá ceder e virar segundo piloto.
Em paralelo a disputa do título, existem algumas equipes no fundo do pelotão que prometem vir com tudo, e uma delas é a Haas, com um grande desempenho em pré-temporada chamou atenção até de Toto Wolff. A STR parece pronta também para pelo menos pontuar e se manter bem em pista com seu novo motor Honda e a Renault promete muito com brigas internas entre Carlos Sainz e Nico Hulkenberg.
É quase certo quem vai ter que se esforçar para algo acontecer em 2018: a Force India, uma das últimas equipes a apresentar o carro esse ano, também esteve bem apagada nos testes. E a Williams, que passa por problemas com seu carro e com seus pilotos que pouco acrescentam para a equipe. Parece que dinheiro não é o único que move um time na F1.
Sobre a McLaren, não digo nada só observo. Talvez tudo escrito acima seja um grande equivoco e quem vai levar esse mundial é o Fernando Alonso, mas o mais provavel é que o texto esteja certo!
O Grande Prêmio da Austrália acontece nesse domingo (25) as 02h10 da manhã.