Não se pode cantar vitória antes do tempo, muito menos apostar em qual equipe vai levar a melhor no campeonato de 2018 com apenas um dia de treinos na pré temporada da Fórmula 1.
Porém, ignorar o grande desempenho de Daniel Ricciardo nesta segunda-feira (26) em Barcelona, também não faria sentido.
Por fim os fãs de F1 puderam ver pela primeira vez todas as equipes em pista usando o tão contraditório halo, se fez muita diferença, além da financeira para as equipes, ainda não se pode dizer. Contudo, o treino deixou pequenas dicas de como as coisas podem ser nessa semana.
A Mercedes não abandonou seu posto de destaque, com mais de 50 voltas de Valtteri Bottas, a equipe chegou a ficar em primeiro durante quase toda a manhã, mas antes do intervalo Ricciardo com sua RBR, na pintura convencional, fez 1m20s179, superando o finlandês em 0s170.
Ambos usando o pneu médio.
Por conta da chuva durante a tarde, o tetra campeão Lewis Hamilton, deu apenas 25 voltas e fez o sexto tempo com 1min22s327.
A Ferrari também não ficou atrás no desempenho, Kimi Raikkonen fez o terceiro melhor tempo correndo com pneus macios. O destaque vai para a consistência e equilíbrio do carro.
Quem não se deu bem foi Fernando Alonso, no início dos treinos: a porca da roda traseira esquerda da sua McLaren, se soltou e o pneu do espanhol vôo longe! Esquecendo o episódio, o bicampeão terminou o dia em sétimo e afirmou que o carro está em boas condições e que eles estão na “luta” com os demais.
A surpresa positiva do dia foi a Toro Rosso ter se mantido em pista com o motor Honda por tanto tempo, Brendon Hartley deu exatas 93 voltas, a ironia da questão é que Alonso com esse motor em 2017 não conseguiu dar 27 voltas no primeiro dia de testes.
Com as coisas um pouco equilibradas para um primeiro dia, é difícil colocar a mão no fogo por alguém, a preocupação maior agora é com o tempo, existe a possibilidade de grande queda na temperatura e até chances de neve para quarta-feira (28), tudo isso vai contribuir para os próximos dias de treinos e se eles vão ocorrer normalmente.